Escola do Mato - Bushcraft Intensivo

Curso de Bushcraft intensivo

Este curso dá-te o arranque para a prática do Bushcraft.
Ao longo de quatro dias intensos vamos ganhar domínio sobre as técnicas base do bushcraft: abrigo, água, fogo, alimentação. Com cada dia dedicado quase em exclusivo a cada um dos temas, o objectivo é que saias de lá com a capacidade de ires para o mato por tua conta.

De um modo mais extenso que o Curso Essencial, e com um maior rácio de formadores, este curso pretende não apenas que vejas ou faças uma tentativa em cada uma das técnicas, mas que chegues ao fim do curso com um bom domínio de cada uma, com vários exercícios práticos, de modo a que passes a utilizá-las com regularidade e que possas progredir sozinho no seu domínio.

Inscrever agora Ver datas

Principais temas

• Abrigos
  • Fogo
  • Água
  • Segurança com facas
  • Plantas
  • Arvores
  • Culinária
  • Nós e amarrações
  • Navegação

filler image

Ao longo do curso irás aprender

• Escolher a ferramenta de corte ideal para o mato;
  • Segurança e manutenção de ferramentas de corte;
  • Técnicas de entalhe e construção de equipamento de campo;
  • Técnicas de fogo, incluindo fósforos, isqueiros, firesteel, fricção. Acendalhas. Fogueiras em ambientes molhados, na neve e fogo por fricção;
  • Água: adquirir, filtrar, purificar;
  • Culinária de campo;
  • Abrigos com equipamento moderno e naturais. Princípios da regulação térmica: convecção, condução, evaporação, respiração, radiação. Escolher locais para abrigos. Construção de um abrigo;
  • Corda a partir de folhas, raízes e casca, introdução à cestaria;
  • Plantas e árvores comestíveis e medicinais, identificação, recolecção e processamento. Pequenos invertebrados, armadilhas de caça e pistagem;
  • Abate e preparação de animais;
  • Navegação diurna e nocturna, por bússola e por indícios naturais;
  • Perigos e considerações ambientais;
  • Manutenção de campo e eliminação de vestígios.

Para usufruires ao máximo destes quatro dias deverás levar contigo:

• Mochila;
  • Saco cama ou manta de lã;
  • Colchonete;
  • Lanterna;
  • Pequeno kit de primeiros socorros, com os medicamentos habituais, cuidados para bolhas e pequenos cortes;
  • Protector solar ou creme para o frio;
  • Repelente de insectos;
  • Kit de higiene pessoal e toalha;
  • Faca, garfo e colher;
  • Copo, prato e malga;
  • Cantil;
  • Bandana ou lenço de algodão;
  • Bloco de apontamentos e lápis;
  • Lona de pelo menos 3x3m;
  • Roupa para 4 dias.

Para a formação:

Como objectos opcionais:

• Faca de lâmina fixa – um canivete com travão não serve!
  • Pedra de afiar
  • 10m de fio de paraquedas ou cisal
  • Isqueiro e Firesteel
  • Máquina fotográfica;
  • Para as senhoras: Produtos íntimos (é comum que uma mudança rápida de ambiente provoque alterações menstruais)
  • Machado e serra de lâmina desdobrável ou de arco

Se não tiveres algum deste equipamento basta que entres em contacto connosco e teremos todo o gosto em providenciar.

filler image

Alimentação:

Toda a comida é fornecida por nós, mas a sua confecção será feita em grande parte por ti, e nós vamos mostrar-te como.
Se tiveres alguma alergia, ou algumas necessidades alimentares específicas, não deixes de nos comunicar por altura do teu registo.
Todos os alimentos serão sempre que possível de produtores locais e orgânicos.

A comida é toda de grande qualidade, e os nossos instrutores vão passar-te todos os segredos da culinária em campo. Os nossos alunos costumam dizer que comem melhor nos cursos do que em casa.

Os alunos são convidados a trazerem também alguma iguaria regional que queiram partilhar com os outros formandos.

Alojamento:

O curso é ministrado em campo, pelo que a pernoita implica a dormida num abrigo construído por ti, debaixo de lona ou numa tenda.
Existirá uma zona comum de formação, duches de exterior e WC.

Preço: 245€

Duração: 4 dias. Tentamos sempre apanhar feriados próximos de um fim de semana para que não tenhas que meter tantos dias de férias

Próximas datas: Vê aqui.

Idade aconselhada: 18 anos ou mais

Nº de Participantes: 8 (havendo mais inscritos realizamos cursos em simultâneo com outra equipa de formadores

Local: Sesimbra Natura Park, campo base da Escola do Mato

Se pretendes fazer um Curso de Bushcraft Intensivo exclusivo para os teus colegas do trabalho ou para a tua família não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.

Escritórios:

R. D. Francisco Xavier de Noronha, n31, 3 dto