Escola do Mato - Curso Base de Sobrevivência

Curso Base de Sobrevivência

Mais do que a técnica, a adequada atitude mental é o maior preditor de sobrevivência, pois mesmo com o equipamento e conhecimento certos, um momento de pânico pode deitar tudo a perder. Saber a técnica e ter alguma prática no entanto melhora consideravelmente a tua capacidade de sobrevivência, ao dar-te o alento moral necessário de te saberes ser capaz de enfrentar uma adversidade.
Este curso pretende dotar-te de conhecimentos para enfrentares situações de falha de equipamento, incapacidade de deslocação, condições meteorológicas adversas imprevistas e necessidade de sinalização e socorro.
Vais aprender os essenciais para a manutenção da vida, nomeadamente o abrigo e a água, assim como primeiras abordagens de suporte de vida e sinalização para socorro.
Cada curso terá em conta as necessidades e equipamento específicos de cada grupo, sendo construídos os programas tendo em conta os locais que frequentam habitualmente e o equipamento que costumam carregar. Com base nestes dados é elaborado um programa que visa tirar partido destas circunstâncias em caso de emergência.

Ministrado de um modo extremamente prático, todas as técnicas serão demonstradas pelos formadores e experimentadas por ti. No entanto o curso implica uma participação muito activa da tua parte, de modo a que realmente aprendas as técnicas e as tornes como tuas. Apesar de cansativa e muitas vezes frustrante, a sua aplicação prática garante como recompensa uma série de conhecimentos valiosos e inesquecíveis, que podem um dia salvar a vida.

Inscrever agora Ver datas

• Análise de risco
  • Preparação de actividades
  • Reconhecer situação
  • Sinalização de emergência
  • Construção de abrigos
  • Obter água
  • Fazer fogo

No final do curso deverás ser capaz de:

• Precaver uma situação de sobrevivência
    • conhecer as regras de segurança de outdoor;
    • construir e utilizar um kit de sobrevivencia;
    • conhecer as regras de segurança na utilização de instrumentos de corte.
  • Identificar e analisar a situação de sobrevivência
    • identificar o perigo imediato para a sua vida ou integridade física;
    • fazer uma análise global da situação;
    • controlar a situação;
    • establecer prioridades de acção.
  • Utilizar conhecimentos de sinalização, indicando a tua presença e necessidade de socorro por meio de:
    • reflexo;
    • contraste;
    • fumo;
    • sinais sonoros;
    • sinais internacionais de perigo.
  • Conhecer o impacto do clima na tua sobrevivência
    • avaliar alterações significativas e agir no sentido de as minimizar;
    • identificar sintomas de desidratação;
    • identificar sintomas de hipotermia.
  • Ter noções gerais de manutenção de vida em caso de acidente
    • noções de como e onde construir um abrigo;
    • noções de como preparar, acender e manter um fogo;
    • noções de como captar, filtrar e purificar água.

Para usufruires ao máximo destes dois dias deverás levar contigo:

• Mochila;
  • Saco cama ou manta de lã;
  • Colchonete;
  • Lanterna;
  • Pequeno kit de primeiros socorros, com os medicamentos habituais, cuidados para bolhas e pequenos cortes;
  • Protector solar ou creme para o frio;
  • Repelente de insectos;
  • Kit de higiene pessoal e toalha;
  • Faca, garfo e colher;
  • Copo, prato e malga;
  • Cantil;
  • Bandana ou lenço de algodão;
  • Manta térmica;
  • Lona de pelo menos 3x3m;
  • Tenda (para quem por algum motivo não possa dormir num abrigo).

Para a formação:

• Faca de lâmina fixa – um canivete com travão não serve!
  • Pedra de afiar;
  • 10m de fio de paraquedas ou cisal;
  • Pequeno espelho;
  • Apito;
  • Isqueiro e firesteel.
  • Para as senhoras: Produtos íntimos (é comum que uma mudança rápida de ambiente provoque alterações menstruais);
  • Bloco de apontamentos e lápis.

Se não tiveres algum deste equipamento basta que entres em contacto connosco e teremos todo o gosto em providenciar.

Alimentação:

Toda a alimentação estará a cargo da Escola do Mato. Vai ser uma formação intensa e é importante que estejas bem alimentad@, que a capacidade de retenção de conteúdos com a fome fica substancialmente reduzida.
Se tiveres alguma alergia, ou algumas necessidades alimentares específicas, não deixes de nos comunicar por altura do teu registo.

A comida é toda de grande qualidade, e os nossos instrutores são eximios na culinária em campo. Os nossos alunos costumam dizer que comem melhor nos cursos do que em casa.

Os alunos são convidados a trazerem também alguma iguaria regional que queiram partilhar com os outros formandos.

Alojamento:

O curso implica a dormida num abrigo natural construído por ti, debaixo de lona ou tenda, para que tomes contacto com o tipo de protecção com que poderás contar numa situação de emergência, de acordo com o material que transportas habitualmente.
Estaremos perto dos veículos e não haverão deslocações de monta.
Existirá uma zona comum de formação, duches de exterior e WC.

Preço:

Curso Base + Alimentação: 125€

Duração: 2 dias, normalmente durante um fim de semana, das 10:00 às 16:00 do dia seguinte

Nº de Participantes: 16 (havendo mais inscritos realizamos cursos em simultâneo com outra equipa de formadores

Se pretendes fazer um Curso Essencial de Bushcraft exclusivo para os teus colegas do trabalho ou para a tua família não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.