Escola do Mato - Cozinha primitiva

Cozinha primitiva

Vem aprender a cozinhar em campo, com um mínimo ou nenhum equipamento, tirando partido do que a natureza nos proporciona. Vamos processar uma série de alimentos usando técnicas diferentes, aprendendo a prescindir ao máximo de equipamento.
Vamos descobrir como se comporta o alimento ao ser exposto a fogo, a brasas, e a maneira mais conveniente de o expor, assim como aprender a construir fornos primitivos.

Vais aprender a fazer:

• Um prato de carne com acompanhamento
  • Um prato de peixe com acompanhamento
  • Uma sopa com ingredientes selvagens
  • Sobremesas várias
  • Bannock: o pequeno-almoço clássico do bushcraft
  • Lanches e snacks
  • Fazer um forno de campo
  • Usar um rocket stove

O que vais aprender

Um dia intenso de elaboração das mais variadas iguarias em campo, das mais simples às mais complexas, para que nunca mais tenhas que te ficar pelas latas de chispalhada ou pelas comidas desidratadas, e indo muito mais além de um simples churrasco.

Para usufruires ao máximo deste workshop deverás levar contigo:

• Prato, copo, talheres, malga;
  • Faca de lâmina fixa para preparação de comida;
  • Tábua de corte;
  • Pano de Cozinha;
  • Pequeno kit de primeiros socorros, com os medicamentos habituais, cuidados para pequenos cortes;
  • Kit pessoal de temperos;
  • Cantil;
  • Toalhitas higiénicas.

• Desinfectante biológico para as mãos;
  • Bloco de apontamentos.

Toda a comida é fornecida por nós, mas a sua confecção será feita em grande parte por ti, e nós vamos mostrar-te como.
Se tiveres alguma alergia, ou algumas necessidades alimentares específicas, não deixes de nos comunicar por altura do teu registo.
Todos os alimentos serão sempre que possível de produtores locais e orgânicos. As matérias primas variam de acordo com a época do ano, não havendo um menu fixo. Por norma elabora-se um prato de carne e um prato de peixe, mas são confeccionados mais do que um prato ao mesmo tempo, para que possa haver variedade.

Preço: 50€

Duração: 1 dia

Nº de Participantes: 16 (havendo mais inscritos realizamos workshops em simultâneo com outra equipa de formadores

Se pretendes fazer um Workshop de Cozinha Primitiva exclusivo para os teus colegas do trabalho ou para a tua família não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.