Escola do Mato - Dia no Mato

Um dia no Mato

Se não sabes por onde começar a iniciares-te nas lides do Bushcraft e da Sobrevivência, então este dia é para ti! Vem aprender o que distingue o Bushcraft da Sobrevivência, e como as mesmas técnicas têm abordagens tão diferentes. E garantimos-te um dia cheio de actividade, de diversão e de novos conhecimentos!
Irás passar um dia em campo com os nossos formadores e verificar como é uma experiência agradável e revigorante. Iremos apresentar-te algumas das técnicas essenciais do bushcraft, mostrar-te algumas plantas e árvores mais comuns, e podes experimentar como é viver como um verdadeiro fronteiro!

Inscrever agora Ver datas

filler image

O que vais aprender

• Bases do fogo – os princípios base que permitem que o fogo aconteça, escolha de matéria-prima e a técnica de progresso;
  • Abrigos - princípios da regulação térmica e o uso de matérias naturais e sintéticas na construção de um abrigo eficiente;
  • Água – recolecção e purificação;
  • Comida – Cozinhar no fogo, com e sem equipamento;
  • Código de segurança em actividades de exterior;
  • Equipamento – qual o essencial e como o utilizar adequadamente;
  • Sinalização – provavelmente a técnica de sobrevivência mais importante.

Para usufruires ao máximo deste workshop deverás levar contigo:

• Roupa adequada ao clima e tipo de actividade (evitar calças de ganga);;
  • Chapéu ou gorro;
  • Protector solar;
  • Repelente de insectos;
  • Pelo menos um talher (aconselhamos uma colher);
  • Um recipiente que possa ir ao fogo;
  • Cantil.

Como objectos opcionais:

• Máquina fotográfica;
  • Desinfectante biológico para as mãos;
  • Bloco de apontamentos.
filler image

Deverás trazer a tua própria comida preferida, ou mesmo a ementa que habitualmente levas em actividades de exterior. Nós iremos ensinar-te como a aquecer ou confeccionar ao fogo. Poderás trazer comida pré-confeccionada para que seja aquecida, ingredientes crus para confecção ou mesmo comidas pré-preparadas. Todas elas têm técnicas diferentes de confecção e usam tipos diferentes de fogo, que serão interessantes explorar, e a diversidade de opções apresentadas permite variar o leque de confecções.
Vai haver equipamento de cozinha de campo disponível, mas idealmente cada pessoa irá cozinhar a sua comida no seu próprio recipiente.
Existirá ainda um sistema de refrigeração disponível para salvaguardar a integridade dos alimentos até à hora da confecção. Ao chegar a campo deverás de imediato entregar os alimentos num saco devidamente identificado para que possa ser guardada..

Preço: 50€

Duração: 1 dia

Próximas datas: Vê aqui.

Idade aconselhada: 16 anos ou mais

Nº de Participantes: 16 (havendo mais inscritos realizamos workshops em simultâneo com outra equipa de formadores

Local: Sesimbra Natura Park, campo base da Escola do Mato

Se pretendes fazer um Workshop de Cozinha Primitiva exclusivo para os teus colegas do trabalho ou para a tua família não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.

Escritórios:

R. D. Francisco Xavier de Noronha, n31, 3 dto