Escola do Mato - Esculpir madeira

Esculpir madeira

O cheiro de uma peça de madeira acabada de esculpir é inigualável. Seja uma simples colher ou um objecto de maiores dimensões, vamos guiar-te pelas madeiras, pelas ferramentas e pelas técnicas, para que possas produzir um conjunto de objectos uteis, bonitos, e mais importante, feitos pelas tuas mãos.

Vais aprender a seguir um veio, a encontrar a forma, e a perceber como retirar todo o excesso à madeira para que a peça que lá está dentro se revele

Ao longo de um fim de semana em campo, vais descobrir o gosto de trabalhar a madeira com as tuas próprias mãos.

Inscrever agora Ver datas

A formadora

De uma pequena aldeia perto de Mafra, Ana começou desde cedo a ter contacto com a madeira através do avô. Carpinteiro, de mãos calejadas de trabalho e paixão pelo que fazia, tinha a sua própria carpintaria. As idas à oficina logo deixaram na Ana o bichinho‐carpinteiro, a curiosidade em tocar em tudo, guardar os cheiros e a luz desse lugar encantado.
Actualmente, Ana divide o seu tempo entre Portugal e Inglaterra levando sempre consigo a alegria de fazer colheres de madeira à sombra das árvores. A sua paixão por Bushcraft e pela escultura de colheres acompanha e informa o seu dia‐a‐dia.

O que vais aprender a fazer

• Uma colher;
  • Uma caneca;
  • Um try stick;
  • Um banquinho;
  • Um espírito da floresta;
  • Outros objectos a que te proponhas.

Para usufruires ao máximo deste workshop deverás levar contigo:

• Roupa adequada à estação do ano, robusta, porque muitas vezes existe abrasão da madeira que pode provocar rasgos;
  • Sabão biológico;
  • Toalha de mãos;
  • Kit de primeiros socorros para pequenos cortes e bolhas nos dedos;
  • Equipamento de talhe próprio se tiver (facas, machados, goivas, facas curvas, formões, etc.)

• Bloco de apontamentos.

Todos os formandos deverão trazer a sua própria comida.
Haverá uma zona de fogo onde poderão aquecer ou confeccionar os alimentos, mas os formandos deverão providenciar todo o equipamento que necessitem para a confecção (grelhas, tachos, etc)

Em workshops de mais de um dia existe a opção de pernoita em campo, sem custos acrescidos, em regime de acampamento. Nesses casos aconselhamos que tragam uma tenda e o vosso material habitual de acampamento.

Existem wc's M e F nas proximidades.

Preço: 50€ (1 dia) ou 95€ (2 dias)

Nº de Participantes: 16 (havendo mais inscritos realizamos workshops em simultâneo com outra equipa de formadores

Se pretendes fazer um Workshop de Esculpir Madeira exclusivo para os teus colegas do trabalho ou para a tua família não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.