Escola do Mato - Pais e Filhos

Pais e Filhos - Bushcraft em Família

Este curso é desenhado não só para que descubras as bases da vida em campo, mas que o faças de um modo divertido e agradável, em parceria constante com o teu mais pequeno, aprendendo juntos e criando memórias inesquecíveis.
Vão ter desafios à altura das capacidades de ambos que poderão partilhar e resolver de formas criativas e divertidas. E há todo um mundo para explorar por detrás de cada árvore e de cada colina.

Inscrever agora Ver datas

Principais temas

• Abrigos
  • Fogo
  • Água
  • Segurança com facas
  • Plantas
  • Arvores
  • Culinária
  • Nós e amarrações
  • Navegação

filler image

Ao longo do curso irás aprender

• Fogueiras em segurança;
  • Abrigos naturais;
  • Segurança com instrumentos de corte;
  • Plantas e árvores úteis no campo;
  • Identificar vestígios de animais: pegadas, penas e pelos, trilhos e tocas;
  • Corda natural;
  • Jogos de campo;
  • Caça ao tesouro;
  • Histórias e cantigas à volta do fogo.

Para usufruires ao máximo destes dois dias deverás levar contigo:

• Mochila;
  • Saco cama ou manta de lã;
  • Colchonete;
  • Lanterna;
  • Pequeno kit de primeiros socorros, com os medicamentos habituais, cuidados para bolhas e pequenos cortes;
  • Protector solar ou creme para o frio;
  • Repelente de insectos;
  • Kit de higiene pessoal e toalha;
  • Faca, garfo e colher;
  • Copo, prato e malga;
  • Cantil;
  • Bandana ou lenço de algodão;
  • Bloco de apontamentos e lápis;
  • Lona de pelo menos 3x3m;
  • Tenda (para quem por algum motivo não possa dormir num abrigo).

Para a formação:

Como objectos opcionais:

• Faca de lâmina fixa – um canivete com travão não serve!
  • Pedra de afiar
  • 10m de fio de paraquedas ou cisal
  • Isqueiro e Firesteel
  • Máquina fotográfica;
  • Para as senhoras: Produtos íntimos (é comum que uma mudança rápida de ambiente provoque alterações menstruais)
  • Objecto de conforto para a criança

Se não tiveres algum deste equipamento basta que entres em contacto connosco e teremos todo o gosto em providenciar.

filler image

Alimentação:

Toda a comida é fornecida por nós, mas a sua confecção será feita em grande parte por ti e pelo teu filho, e nós vamos mostrar-te como.
As refeições serão simples, coloridas e saborosas, de modo a que todos possam tomar parte na confecção.
Se tiverem alguma alergia, ou algumas necessidades alimentares específicas, não deixes de nos comunicar por altura do teu registo. Todos os alimentos serão sempre que possível de produtores locais e orgânicos.

A comida é toda de grande qualidade, e os nossos instrutores vão passar-te todos os segredos da culinária em campo. Os nossos alunos costumam dizer que comem melhor nos cursos do que em casa.

Os alunos são convidados a trazerem também alguma iguaria regional que queiram partilhar com os outros formandos. Para os mais pequenos há ainda surpresas para assar na fogueira.

Alojamento:

O curso é ministrado em campo, pelo que a pernoita implica a dormida num abrigo construído por ti, debaixo de lona ou numa tenda.
Existirá uma zona comum de formação, duches de exterior e WC.

Preço: 170€ por família de pai e filho
Cada criança adicional 45€
Cada adulto adicional 65€
Por uma questão de segurança e controle das actividades, apenas é permitido uma criança por adulto. Se for uma família maior, queira entrar em contacto connosco, que encontraremos uma solução.

Duração: 2 dias, normalmente durante um fim de semana, das 10:00 às 16:00 do dia seguinte

Próximas datas: Vê aqui.

Idade aconselhada: 6 anos ou mais

Nº de Participantes: 8 famílias

Local: Sesimbra Natura Park, campo base da Escola do Mato

Se pretendes fazer um Curso de Bushcraft Pais e Filhos exclusivo para a tua família não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.

Escritórios:

R. D. Francisco Xavier de Noronha, n31, 3 dto