Escola do Mato - Curso para EscO/Uteiros

Curso para EscO/Uteiros

Estamos a assistir a um "regresso às origens" no esc(o/u)tismo. Para responder às necessidades tanto dos chefes como dos grupos, criámos um curso de introdução ao woodcraft/sobrevivência. Este é um curso muito flexível e pode ser adaptado às necessidades específicas do teu grupo.

Podes trazer a tua chefia de grupo, a tua equipa de animação ou mesmo o teu grupo, que adaptaremos o curso às tuas necessidades.
Nos dias de hoje, o enorme número de recursos adultos recém-chegados ao movimento não deixa tempo ao chefe de agrupamento para acompanhar devidamente a sua formação técnica, perdendo-se assim grande parte da tradição e rotina escutistas de acampamento.
Este curso pretende reaver esse espírito, para que possa ser passado aos mais jovens.

Inscrever agora

• Atitude mental
  • Equipamento
  • Ferramentas de corte
  • Cozinha de campo
  • Construção de abrigos
  • Obter água
  • Fazer fogo
  • Campo e LNT
  • Arvores e plantas

Conteúdos do curso:

• Atitude mental: aspectos psicológicos da vida em campo, as vantagens educativas da rotina de campo;
  • Material de acampamento: o que levar, quando levar;
  • Ferramentas de corte, regras de segurança, manutenção e uso;
  • Alimentação: confecção, conservação, equilíbrio, recolecção;
  • Fogo: mecanismos do fogo, acender por meios modernos e primitivos, sustentar um fogo, diversos tipos de fogo;
  • Nós e amarrações, pioneirismo, fazer corda;
  • Organização de campo: abrigos e tendas, locais e LNT;
  • Introdução ao estudo da natureza: árvores, plantas, animais e fungos.

Para usufruires ao máximo destes dois dias deverás levar contigo:

• Uniforme
  • Mochila;
  • Saco cama ou manta de lã;
  • Colchonete;
  • Lanterna;
  • Pequeno kit de primeiros socorros, com os medicamentos habituais, cuidados para bolhas e pequenos cortes;
  • Protector solar ou creme para o frio;
  • Repelente de insectos;
  • Kit de higiene pessoal e toalha;
  • Faca, garfo e colher;
  • Copo, prato e malga;
  • Cantil;
  • Bandana ou lenço de algodão;
  • Bloco de apontamentos e lápis;
  • Lona de pelo menos 3x3m;
  • Tenda (para quem por algum motivo não possa dormir num abrigo).

Para a formação:

• Faca de lâmina fixa – um canivete com travão não serve!
  • Pedra de afiar;
  • 10m de fio de paraquedas ou cisal;
  • Isqueiro e firesteel.
  • Para as senhoras: Produtos íntimos (é comum que uma mudança rápida de ambiente provoque alterações menstruais);
  • Machado e serra de lâmina desdobrável ou de arco.

Se não tiveres algum deste equipamento basta que entres em contacto connosco e teremos todo o gosto em providenciar.

Alimentação:

Toda a comida é fornecida por nós, mas a sua confecção será feita em grande parte por ti, e nós vamos mostrar-te como.
Se tiveres alguma alergia, ou algumas necessidades alimentares específicas, não deixes de nos comunicar por altura do teu registo. Todos os alimentos serão sempre que possível de produtores locais e orgânicos.
Em alternativa o teu grupo pode ficar encarregue da alimentação, reduzindo o valor do curso.

Alojamento:

O curso é ministrado em campo, pelo que a pernoita implica a dormida num abrigo construído por ti, debaixo de lona ou numa tenda.
Existirá uma zona comum de formação, duches de exterior e WC.
Em alternativa o teu grupo poderá ficar encarregue da logistica do campo, reduzindo o valor do curso.

Preço: Sujeito a consulta, conforme as necessidades de cada grupo

Duração: 2 dias, normalmente durante um fim de semana, das 10:00 às 16:00 do dia seguinte

Nº de Participantes: Mínimo de 6

Se pretendes fazer um curso exclusivo para a tua equipa, o teu grupo, a tua equipa de animação ou a tua equipa de chefia, não hesites em contactar-nos. Poderemos seleccionar os conteúdos para que melhor se adaptem às tuas necessidades.